FÁTIMA DO SUL terá usina de tratamento que gerará 100 empregos e...

FÁTIMA DO SUL terá usina de tratamento que gerará 100 empregos e acabará com os lixões

Mesa Diretora da Câmara com participação do prefeito Júnior - FOTO: ROGÉRIO SANCHES/ FÁTIMA NEWS
Mesa Diretora da Câmara com participação do prefeito Júnior – FOTO: ROGÉRIO SANCHES/ FÁTIMA NEWS

Os vereadores da Câmara do município de Fátima do Sul, aprovaram mais um importantíssimo projeto enviado pelo prefeito municipal Júnior Vasconcelos (PSDB), durante sessão ordinária na noite de ontem, terça-feira (08).

O projeto que veio em regime de urgência especial, foi lido, apresentado e votado pelos parlamentares da Casa de Leis. O Projeto de Lei de n°. 002/GP/2016, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder à iniciativa privada ao serviço público de tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos do Município de Fátima do Sul e, dá outras providencias.

Na mensagem enviada a Câmara, o prefeito Júnior Vasconcelos destaca a importância da instalação da usina de tratamento de resíduos sólidos em Fátima do Sul “Com a instalação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos em nosso município, além do impacto ambiental que essa medida proporcionará, é inegável que ela gerará dividendos para os cofres municipais, eis que todos os impostos atinentes à atividade serão recolhidos no município de Fátima do Sul”, destacou Júnior Vasconcelos.

O vereador e líder do prefeito da bancada da Câmara de Fátima do Sul, João Hermes, a instalação dessa usina de tratamento, tirará os lixões localizados na entrada da cidade e do distrito de Culturama, além de gerar mais empregos no município “Crescemos vendo esses lixões, e agora podemos acabar com isso de uma vez por toda. Mais um grande projeto que estamos votando e apoiando a instalação da mesma, pois se a gente não abraçar essa causa, podemos perder essa empresa para a cidade de Dourados, essa empresa vai gerar ai em torno de 100 empregos em Fátima do Sul”, destacou João Hermes.

Hoje em Fátima do Sul a destinação final dos resíduos sólidos é um problema que demanda a imediata atuação do Poder Público, que além das penalidades legais decorrentes do descarte incorreto, o dano ambiental dele oriundo é imensurável.

Para ter uma idéia sobre a penalidade, se o município de Fátima do Sul descumprir a ordem, existe uma Ação Civil Pública de nº 0801830-74.2013.8.12.0010, que foi determinado pelo Juízo da 1ª Vara dessa comarca, em decorrência de um termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público Estadual no ano de 2003 e não cumprido pelo gestor subsequente, que o município se abstenha de efetuar depósitos no aterro sanitário (lixão), ou em qualquer outro local não homologado, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por evento. Em outras palavras, o Município de Fátima do Sul deve encaminhar todos os resíduos coletados para o Município de Dourados, único na região que possui local homologado, sob pena de multa.

A Câmara é composta por  11 vereadores, sendo eles: PRESIDENTE: Ermeson Cleber Mendes (PT), VICE-PRESIDENTE: Jairo Fernandes (PSDB), 1º SECRETÁRIO: Nelson Ferreira Pisano (PR), 2º SECRETÁRIO: Luiz Cordeiro (PSDB), Wagner da Garagem (PR), Cleison Cavalcante (PP), João Hermes Pieretti (PP), Ronaldo do Lanche (DEM), Nivaldo Soró (PSDB), Antonio José Martins Neto (PMDB) e Cida Santos (PR).

Fonte: Fátima News