História

História

HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FÁTIMA DO SUL – MS.

 

No dia 02 de maio do ano de 1965, ás dez horas e dez minutos, na sala de sessões da Câmara Municipal de Vila Brasil, Estado de Mato Grosso, procedeu à instalação da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Vila Brasil, com a presença dos Vereadores, Claudiomiro de Albuquerque, Salvador Hidalgo Ruiz, Lazaro Berto Gonçalves, Antônio Jorge Leite, Clemente Nunes da Silva, Aldo José da Silva, José Eugênio dos Santos, Nelson Eurico de Sena, Valdomiro Alves Ramalho, Levy Dias e Delci Carvalho. Instalada a Câmara Municipal foi realizada a eleição da 1ª Mesa Diretora que conduziu os trabalhos do Legislativo no período de 02 de maio de 1965 á 30 de maio de 1966, ficando assim sua composição.

Presidente – Lazaro Berto Gonçalves

Vice-Presidente – Aldo José da Silva

1º Secretário – Levy Dias

2º Secretário – Nelson Eurico de Sena

 

Na primeira Sessão Legislativa foi votado o Projeto de lei nº. 01/65, criando uma Comissão para cuidar da mudança do nome do Município de Vila Brasil, pois existia na época um grande movimento para a mudança do nome do Município, pois não se aceitava ter vila no nome, pela grandeza do Município. Na época foram escolhidos entre os nomes mais sugestivos, Porto Vitória, Marechal Rondon, Fátima do Sul, Campinas do Sul, Novo Planalto, Rio Brasil, Pira-Porã, Culturama entre os dez apresentados. Foi realizado um plebiscito e o nome Fátima do Sul foi o mais votado, e assim em 16 de junho do ano de 1965 a Câmara Municipal aprova a Lei nº. 06/65, mudando o nome do Município para Fátima do Sul.

Segue abaixo a composição das Mesas Diretoras dos mandatos seguintes do Legislativo Fátima-sulense.

Período de 30 de janeiro do ano de 1966 á 31 de janeiro do ano de 1967.

Presidente – Claudionor de Albuquerque

Vice-Presidente – Lázaro Berto Gonçalves

1° Secretário – José Eugênio dos Santos

2º Secretário – Salvador Hidalgo Ruiz

 

Em 31 de janeiro do ano de 1967 tomam posse os Vereadores eleitos no ano de 1966, conforme segue: Augusto Pires Leite, Sebastião Dusso Braga, Nei Rodrigues de Almeida, Levy Dias, Lazaro Berto Gonçalves, Nelson Eurico de Sena, Antônio Odorico de Alencar, Londres Machado, Ataulfo de Matos, Luiz Carlos Cavalcante e Manfredo Alves Corrêa, (em 19 de abril do ano de 1967 o suplente de Vereador senhor Julio José da Silva, substitui o Vereador Londres Machado), após a posse foi eleita a Mesa Diretora para o mandato de 31 de janeiro de 1967 á 31 de janeiro de 1969, ficando assim composta.

Presidente – Augusto Pires Leite

Vice-Presidente – Sebastião Dusso Braga

1º Secretário – Nei Rodrigues de Almeida

2º Secretário – Levy Dias

 

Período de 31 de janeiro do ano de 1969 á 31 de janeiro do ano de 1970.

Presidente – Levy Dias

Vice-Presidente – Ney Rodrigues de Almeida

1º Secretário – Sebastião Dusso Braga

2º Secretário ­– Luiz Carlos Cavalcante

 

Em 31 de janeiro do ano de 1970 tomam posse os Vereadores eleitos no ano anterior conforme segue: José Pereira da Silva, Levy Dias, Lucas Mamedio do Nascimento, Mauro Berto Gonçalves, Claudionor de Albuquerque, Severino Araújo Ferreira, Delci Carvalho, Augusto Pires Leite, Ataulfo de Matos, João Kintschev e Divaldo de Farias. (Em 09 de julho de 1970 o suplente Raimundo Bezerra Bonfim, substitui o Vereador Augusto Pires Leite, e em 11 de setembro de 1971 o suplente Aparício Borges do Rego substitui o Vereador José Pereira da Silva), Após a posse dos Vereadores foi eleita a Mesa diretora para o mandato de 31 de janeiro de 1970 á 19 de fevereiro de 1971, ficando assim composta:

Presidente – José Pereira da Silva

Vice-Presidente – Lucas Mamedio do Nascimento

1º Secretário – Levy Dias

2º Secretário – Mauro Berto Gonçalves

 

Período de 19 de fevereiro do ano de 1971 á 31 de janeiro do ano de 1973.

Presidente – Severino Araújo Ferreira

Vice-Presidente – Levy Dias

1º Secretário – Lucas Mamedio do Nascimento

2º Secretário – Delci Carvalho

 

Em 31 de janeiro do ano de 1973 tomam posse os vereadores eleitos no ano anterior, conforme segue: Levy Dias, Vicente Candido Bernardes, Feliciano Ruiz Dias, Manoel Simon Nunes, Nelson Eurico de Sena, Sebastião Dusso Braga, Ataulfo de Matos, Antônio Celestino de Carvalho, Antônio Pereira Primo, Pedro Atanásio da Silva, Ivalt Camacho Garcia. (em 09 de maio do ano de 1973 o suplente Elias de Almeida substitui o Vereador Feliciano Ruiz Dias, e em 16 de outubro de 1974 o suplente Rafael Olaiá da Cruz substitui o Vereador Vicente Candido Bernardes). Após a posse foi eleita a Mesa Diretora para o mandato de 31 de janeiro de 1973 á 31 de janeiro de 1975, ficando assim composta.

Presidente – Levy Dias

Vice-Presidente – Vicente Candido Bernardes

1º Secretário – Feliciano Ruiz Dias

2º Secretário – Manoel Simon Nunes

 

Período de 31 de janeiro do ano de 1975 á 01 de fevereiro do ano de 1977.

Presidente – Nelson Eurico de Sena

Vice-Presidente – Feliciano Ruiz Dias

1º Secretário – Ivalt Camacho

2º Secretário – Manoel Simon Nunes

 

No dia primeiro de fevereiro do ano de 1977, tomam posse os Vereadores e Vereadora eleitos no pleito do ano anterior, conforme segue: Milton Soter Figueroa, Francisco Wilson Gonçalves, Ivalt Camacho, Maria Aparecida dos Santos Garcia, Ataulfo de Matos, Fernando Pereira da Silva, Cícero Marinho da Silva, Antonio Celestino de Carvalho, Antonio Alves dos Santos, Antonio Braga e Odilton Azevedo Barreto. (em 30 de janeiro do ano de 1970 os suplentes Adelino Pires de Andrade e José Adauto do Nascimento substituíram o Vereador Antonio Celestino de Carvalho e a Vereadora Maria Aparecida dos Santos Garcia). Após a posse foi eleita a Mesa Diretora para o mandato de 01 de fevereiro de 1977 á 31 de janeiro de 1979, conforme segue:

Presidente – Milton Soter Figueroa

Vice-Presidente – Francisco Wilson Gonçalves

1º Secretário – Ivalt Camacho Garcia

2ª Secretária – Maria Aparecida dos Santos Garcia

 

Período de 31 de janeiro do ano de 1979 á 31 de janeiro do ano de 1981.

Presidente – Ataulfo de Matos

Vice-Presidente – Ivalt Camacho Garcia

1º Secretário – Fernando Pereira da Silva

2º Secretário – Antonio Braga

 

Período de 31 de janeiro do ano de 1981 á 01 de fevereiro do ano de 1983.

Presidente – Ivalt Camacho Garcia

Vice-Presidente – Fernando Pereira da Silva

1º Secretário – Antonio Braga

2ª Secretária – Maria Aparecida dos Santos Garcia

 

Em primeiro de fevereiro do ano de 1983 tomam posse os Vereadores e Vereadora eleitos no pleito do ano anterior, conforme segue: Nilson Prado da Silva, Francisco Wilson Gonçalves, Maria Aparecida dos Santos Garcia, Luiz Araújo de Lima, Manoel Azevedo Esteves, João Rodrigues de Carvalho, Renato Façanha, Emidio de Miranda Lima, Nilton Braz Giraldelli, Milton Romanini e Antonio de Assis. (Em 11 de março de 1986 o suplente Arnaldo Cassemiro substitui o Vereador Antonio de Assis). Após a posse foi eleita a Mesa Diretora para o mandato de 01 de fevereiro de 1983 á 01 de março de 1985, ficando assim constituída.

Presidente – Nilson Prado da Silva

Vice-Presidente – Francisco Wilson Gonçalves

1ª Secretária – Maria Aparecida dos Santos Garcia

2º Secretário – Luiz Araújo de Lima

 

 

Período de primeiro de março do ano de 1985 á primeiro de março do ano de 1987.

Presidente – Milton Romanini

Vice-Presidente – João Rodrigues de Carvalho

1º Secretário – Nilson Prado da Silva

2º Secretário – Renato Façanha

 

Período de primeiro de março de 1987 á 01 de fevereiro de 1989.

Presidente – Manoel Azevedo Esteves

Vice-Presidente – Milton Romanini

1º Secretário – Renato Façanha

2º Secretário – Nilton Braz Giraldelli

Em 20 de março de 1988, o Vereador Manoel Azevedo Esteves renunciou a Presidência e ouve eleição para o cargo sendo eleita a Vereadora Maria Aparecida dos Santos Garcia para o restante do mandato.

No dia primeiro de fevereiro do ano de 1989 tomam posse os Vereadores e Vereadoras eleitos no pleito do ano anterior, como segue: Maria Aparecida dos Santos Garcia, Marisa Regina Belenda da Costa, Francisco Chagas da Cruz, Milton Romanini, Geraldo Thomaz, Nilson Prado da Silva, Francisco Wilson Gonçalves, Manoel Azevedo Esteves, Moacir Leite Barbosa, Edivaldo José de Souza e Emidio de Miranda Lima. Após a posse foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o período de 01 de fevereiro de 1989 á 19 de fevereiro de 1991, que ficou assim constituída.

Presidente – Maria Aparecida dos Santos Garcia

Vice-Presidente – Francisco Chagas da Cruz

1º Secretário – Milton Romanini

2º Secretário – Geraldo Thomaz

 

Período de 19 de fevereiro de 1991 á 01 de fevereiro de 1993.

Presidente – Edivaldo José de Souza

Vice-Presidente – Moacir Leite Barbosa

1ª Secretária – Marisa Regina Belenda da Costa

2º Secretário – Manoel Azevedo Esteves

 

No dia primeiro de fevereiro do ano de 1993 tomaram posse as Vereadoras e Vereadores eleitos no pleito do ano anterior, conforme segue. Mirian Martins Barbosa, Maria Aparecida dos Santos Garcia, Maria Lucélia Figueiredo Marco, Moacir Ari Marcussi, Hermes Basso Valota, Moacir Leite Barbosa, Damácir Yacono, Dílson Deguti Vieira, Vanderlei da Silva Matos, José Jorge Filho e Luiz Thomaz de Aquino Junior. (no dia 06 de agosto do ano de 1996 o suplente Edelson Dias de Moraes substitui o Vereador Dílson Deguti Vieira). Após a posse foi eleita a mesa Diretora para o período de 01 de fevereiro de 1993 á 15 de fevereiro de 1995, ficando assim composta.

Presidente – Moacir Ari Marcussi

Vice-Presidente – Hermes Basso Valota

1º Secretário – Moacir Leite Barbosa

2ª Secretária – Miriam Martins Barbosa

 

Período de 15 de fevereiro do ano de 1995 á primeiro de janeiro do ano de 1997.

Presidente – Damácir Yacono

Vice-Presidente – Moacir Leite Barbosa

1º Secretário – Vanderlei da Silva Matos

2ª Secretária – Maria Lucélia Figueiredo Marco

 

No dia primeiro de janeiro do ano de 1997 tomaram posse as Vereadoras e os Vereadores eleitos no pleito do ano anterior, conforme segue. Maria Aparecida dos Santos Garcia, Célia Maria Flores Santos, Maria Lucélia Figueiredo Marco, Jamir Nunes Scoca, Nilson Prado da Silva, Hermes Basso Valota, Vanderlei da Silva Matos, Emidio de Miranda Lima, Francisco Wilson Gonçalves, José Jorge Filho, Moacir Leite Barbosa, (no dia 04 de agosto de 1998 o suplente Renato façanha substitui o Vereador Vanderlei da Silva Matos e no dia 24 de junho do ano de 1999 a suplente Aurinete Florêncio da Silva substitui a Vereadora Maria Lucélia Figueiredo Marco). Após a posse foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o período de primeiro de janeiro de 1997 á 15 de fevereiro do ano de 1999, ficando assim constituída.

Presidente – Maria Aparecida dos Santos Garcia

Vice-Presidente – Maria Lucélia Figueiredo Marco

1º Secretário – Jamir Nunes Scoca

2º Secretário Nilson Prado da Silva

 

 

Período de 15 de fevereiro do ano de 1999 á primeiro de janeiro do ano de 2001.

Presidente – José Jorge Filho

Vice-Presidente Francisco Wilson Gonçalves

1º Secretário – Moacir Leite Barbosa

2º Secretário – Jamir Nunes Scoca

 

No dia primeiro de janeiro do ano de 2001, tomaram posse as Vereadoras Maria Jorge Leite da Silva, Maria Aparecida dos Santos Garcia e os Vereadores Jamir Nunes Scoca, Moacir Leite Barbosa, Paulo Fernandes Costa, Sérgio Luiz de David, Carlos da Silva Costa, Edivan de Oliveira, Jairo Rodrigo de Caíres, Osvani Azambuja Viana e José Caciano de Oliveira, eleitos no pleito do ano anterior. (no dia 17 de setembro de 2002 o suplente Nilson Prado da Silva substitui o Vereador Jamir Nunes Scoca e no dia 26 de novembro do ano de 2002 o suplente Alberto José Vieira substitui o Vereador Moacir Leite Barbosa). Após a posse foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o período de primeiro de janeiro de 2001 á 15 de fevereiro de 2003, ficando assim composta.

Presidente – Jamir Nunes Scoca

Vice-Presidente – Paulo Fernandes Costa

1º Secretário – Moacir Leite Barbosa

2º Secretário – Sérgio Luiz de David

Em virtude da renuncia do Presidente Vereador Jamir Nunes Scoca, foi destituída a Mesa Diretora e realizada nova eleição no dia 10 de setembro de 2002, para o termino do atual mandato, ficando assim composta.

Presidente – Paulo Fernandes Costa

Vice-Presidente – Maria Aparecida dos Santos Garcia

1º Secretário – Sérgio Luiz de David

2º Secretário – José Caciano de Oliveira

 

Período de 15 de fevereiro de 2003 á 31 de dezembro de 2004.

Presidente – Nilson Prado da Silva

Vice-Presidente – José Caciano de Oliveira

1º Secretário – Carlos da Silva Costa

2º Secretário – Edivan de Oliveira

No dia primeiro de janeiro do ano de 2005 tomaram posse as Vereadoras Maria Jorge Leite da Silva, Clarice Carvalho Barbosa e os Vereadores José Caciano de Oliveira, Cleison José de Souza Cavalcanti, Ataíde Caetano, Nelson Ferreira Pisano, Jairo Rodrigo de Caíres, Nilson Prado da Silva e Ermeson Cleber Mendes. Após a posse realizou a eleição da mesa Diretora para o período de 01 de janeiro de 2005 á 31 de dezembro de 2006, ficando assim composta.

Presidente – José Caciano de Oliveira

Vice-Presidente – Cleison José de Souza Cavalcanti

1º Secretário – Ataíde Caetano

2º Secretário – Jairo Rodrigo de Caíres

 

Período de primeiro de janeiro de 2007 á 31 de dezembro de 2008.

Presidente – José Caciano de Oliveira

Vice-Presidente – Maria Jorge Leite da Silva

1º Secretário – Ataíde Caetano

2º Secretário – Nelson Ferreira Pisano

 

No dia primeiro de janeiro do ano de 2009 tomaram posse as Vereadoras Maria Jorge Leite da Silva, Nilce Maria Bortolotto de David, Clarice Carvalho Barbosa, Maria Aparecida dos Santos Garcia e os Vereadores Ermeson Cleber Mendes, Alberto José Vieira, Luiz Cordeiro da Silva, Ataíde Caetano e Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior. Após a posse foi realiza a eleição da Mesa Diretora para o período de primeiro de janeiro de 2009 á 31 de dezembro de 2010, ficando assim constituída.

Presidente – Maria Jorge Leite da Silva

Vice-Presidente – Luiz Cordeiro da Silva

1º Secretário – Ermeson Cleber Mendes

2ª Secretária – Clarice Carvalho Barbosa

 

Período de 15 de fevereiro do ano de 2011 á primeiro de janeiro do ano de 2012.

Presidente – Maria Jorge Leite da Silva

Vice-Presidente – Luiz Cordeiro da Silva

1º Secretário – Ermeson Cleber Mendes

2ª Secretária – Clarice Carvalho Barbosa

 

No dia primeiro de janeiro do ano de 2013 tomaram posse a Vereadora Maria Aparecida dos Santos Garcia e os Vereadores Luiz Cordeiro da Silva, Nelson Ferreira Pisano, José Francisco Fernandes Costa, Cleison José de Souza Cavalcante, Wagner Roberto Ponsiano, João Hermes Eloi Pieretti, Ronaldo Batista de Almeida, Antônio José Marttins Neto, Enio Gonçalves Vasconcelos. (Suplentes Nivaldo Santos Gonçalves, Beatriz Franco Oliveira). Após a posse foi realiza a eleição da Mesa Diretora para o período de primeiro de janeiro de 2013 á 31 de dezembro de 2014, ficando assim constituída.

Presidente – Ermeson Cleber Mendes

Vice-Presidente – Jairo Francisco Fernandes

1º Secretário – Nelson Ferreira Pisano

2º Secretário – Luiz Cardeiro

 

Período de 15 de fevereiro do ano de 2015 á primeiro de janeiro do ano de 2016.

Presidente – Ermeson Cleber Mendes

Vice-Presidente – Jairo Francisco Fernandes

1º Secretário – Nelson Ferreira Pisano

2ª Secretária – Luiz Cordeiro da Silva

 

No dia primeiro de janeiro do ano de 2017 tomaram posse os Vereadores Nelson Ferreira Pisano, José Francisco Fernandes Costa, Luiz Cordeiro da Silva, João Hermes Eloi Pieretti, Ronaldo Batista de Almeida, Ezequiel Ferreira da Silva, José Michel Gomes, Diego Candido Batista, Dárcio Losano, Wagner Roberto Ponsiano. (Suplentes Nilson Prado da Silva, Cleison Cavalcante). Após a posse foi realiza a eleição da Mesa Diretora para o período de primeiro de janeiro de 2017 á 31 de dezembro de 2018, ficando assim constituída.

Presidente – Ermeson Cleber Mendes

Vice-Presidente – Diego Candido Batista

1º Secretário – Nilson Ferreira Pisano

2º Secretário – José Michel Gomes

 

Período de 15 de fevereiro do ano de 2019 á primeiro de janeiro do ano de 2020.

Presidente – Ermeson Cleber Mendes

Vice-Presidente – Diego Candido Batista

1º Secretário – Jairo Fernandes

2ª Secretária – José Michel Gomes

 

No dia primeiro de janeiro do ano de 2021 tomaram posse a Vereadora Silvana Antunes Vasconcelos Ortiz e os Vereadores Nelson Ferreira Pisano, José Francisco Fernandes Costa, Luiz Cordeiro da Silva, Laurindo Santana de Lima, Ezequiel Ferreira da Silva, José Michel Gomes, Diego Candido Batista, Fábio Souza Gomes, Nilson Teixeira de Oliveira, Wagner Roberto Ponsiano. Após a posse foi realiza a eleição da Mesa Diretora para o período de primeiro de janeiro de 2021 á 31 de dezembro de 2022, ficando assim constituída.

Presidente – Ermeson Cleber Mendes

Vice-Presidente – Fabinho

1º Secretário – Ezequiel Ferreira da Silva

2º Secretário – Nilsinho Construtor

 

Período de 15 de fevereiro do ano de 2023 á primeiro de janeiro do ano de 2024.

Presidente – Ermeson Cleber Mendes

Vice-Presidente – Jairo Fernandes

1º Secretário – Ezequiel Ferreira da Silva

2ª Secretária – Nelson Pisano